SELECT * FROM conteudos_conteudo WHERE id=3 LIMIT 1

Histórico

A A.C.A.M. é uma associação cristã sem fins lucrativos, fundada em Agosto de 1999, no distrito de Castelo Branco. Tem como casa de acolhimento uma pequena quinta, na aldeia de Maxiais.

Foi nesta pequena quinta ( casa de 1ª fase ) que dista cerca de 5 km C. Branco. Que se deu inicio ao acolhimento gratuito depessoas com os mais variados. Problemas sociais, clínicos e psíquicos, que se encontravam marginalizados pela sociedade, que normalmente lhes dão o nome de SEM ABRIGO.


Logo no primeiro ano foi prestado apoio de alojamento e alimentação, a cerca de 30 jovens alguns dos quais por reconhecimento e agradecimento ainda hoje continuam na associação, como colaboradores voluntários e membros da direcção.

No ano 2000 é também aumentada a capacidade de alojamento e alimentação de 15 pessoas para 25 com o arrendamento de um apartamento ( casa de 2ª fase ) na cidade de Castelo Branco com a finalidade de albergar jovens já numa fase de reintegração na sociedade.


Em 2001, começa um novo ciclo desta associação com a abertura do primeiro espaço ao público onde se começam a aceitar todo o tipo de donativos materiais,( roupas e móveis usados. )

No ano de 2003 dá-se mais um passo no crescimento deste projecto, com o arrendamento de um espaço, com dupla funcionalidade, sala de culto e reuniões, e loja para recolher roupas de 2ª mão.

Neste mesmo ano é também de novo aumentada a capacidade de alojamento de 25 pessoas para 40 pessoas com o arrendamento de uma vivenda de dois ( casa de 2ª fase ) numa aldeia chamada Lardosa, situada também no distrito de C. Branco.


Com o aumento das solicitações para recolha de os mais variados donativos materiais, especialmente móveis usados, o projecto adquire uma viatura usada, que passa a ser utilizada também para efectuar pequenos transportes.

Em 2003 a A.C.A.M. leva já prestado o apoio, a perto de 300 pessoas até então marginalizadas, e servidas cerca de 80.000 refeições. Passo a passo e querendo levar mais longe este projecto, e tendo em conta o aumento significativo de pessoas a solicitar apoio, a associação abre na cidade do Fundão uma nova comunidade,

Esta nova comunidade passa a ser composta por apartamento arrendado, que aumenta a capacidade de acolhimento desta associação para 50 pessoas, e um espaço para recolha de móveis usados e roupas.


Em 2004 e com a lotação quase sempre esgotada, e prestado apoio a mais de 600 pessoas e servindo mais de 120.000 refeições, damos inicio a uma nova fase deste projecto, com o arrendamento de um armazém com cerca de 1000 metros quadrados de área coberta na vila de Alcains.

Este espaço passa a ser extremamente importante, pois veio permitir incluir neste espaço os nossos escritórios centrais uma central de recolhas e algo que ambicionávamos a muito tempo, on sale online que era dar ocupação e formação ás pessoas que prestamos apoio. Esta formação passa pela restauração de mobiliário antigo.


Em 2005 a A.C.A.M. tem como objectivo, querer continuar a dar uma mão amiga, uma cama e um prato de comida a quem nos procura.

Queremos também deixar um grande BEM HAJA a todas as instituições, empresas e pessoas em geral que desde a primeira hora acreditaram neste projecto e nos têm dado o seu apoio, nesta difícil tarefa que DEUS nos deu, de fazer o bem sem olhar a quem.